Pêssanka
Tradição ucraniana de Páscoa, as Pêssankas fazem parte da vida do povo há milênios e simbolizam fé e cultura
Ovos pintados à mão: são Pêssankas [писанка] (pêssanka, singular) [писанки] (pessankê, plural). Mas, na verdade, não são pintados. São escritos. Sim, isso mesmo! O nome desse trabalho vem do verbo pyssaty [писати], que significa escrever. Conheça um pouco mais sobre essa arte milenar.
Na Ucrânia, com a chegada da Quaresma, em todos o lares são pintadas as Pêssankas. Pêssanka significa ovo escrito porque vem do verbo “pyssaty”.
Pêssanka, para os ucranianos, na era cristã, é o símbolo da ressurreição de Cristo. Porém, na Ucrânia, ainda na época do paganismo, já se pintava a Pêssanka – com registros de 6.000 anos atrás – para os festejos da primavera. Esse é um tempo em que a terra renasce e partindo do princípio de que o ovo é o início de uma nova existência, ele passa a simbolizar a vida.
Depois de ter ficado por longo tempo debaixo dos lençóis de neve, a natureza começa a despertar sob o sol primaveril. O povo esperava esse momento com muita ansiedade e temor. O que lhe traria essa primavera? Então eles rogavam aos deuses e apresentavam suas oferendas. Uma delas era a Pêssanka. Mas para que alcançassem as graças dos deuses e para que seus pedidos fossem atendidos, era preciso transmiti-los de algum modo. Surgiu daí a forma escrita de tudo o que os rodeava. Só assim o ovo tinha sua influência total, tornando-se sagrado. Por exemplo, para se ter uma boa colheita, se “escrevia” ou pintava, no ovo, uma haste ou um feixe de trigo. Depois da cerimônia o ovo era enterrado no campo onde seriam semeados os cereais.
Os amigos eram presenteados com os ovos pintados com motivos de animais para terem riqueza e saúde.
Acreditando na força da flor, que é o símbolo do amor, a moça apaixonada oferecia ao seu príncipe escolhido a Pêssanka encantada, para chamar a sua atenção e ser pedida em casamento.
Ovos com desenho de aves – simbolizando fertilidade – eram oferecidos a recém-casados para que fossem presenteados pela natureza com muitos filhos. Toda mulher estéril espera com ansiedade receber esse presente para ver realizado seu sonho.
A crença na Pêssanka era tão forte que os ovos pintados também eram usados para curar os enfermos, sendo passado nos lugares afetados.
Além de serem oferecidas aos deuses, as Pêssankas também eram oferecidas aos amigos e parentes, eram enterradas junto com os mortos e também colocadas em estábulos para proteger os animais domésticos.
Assim, com seu poder intrínseco a Pêssanka sempre esteve presente em todos os momentos da vida dos ucranianos e o costume de presentear com a Pêssanka prevalece até hoje.
Com a chegada do Cristianismo, a Igreja procurou adequar o significado do “ovo escrito” aos símbolos cristãos, enriquecendo ainda mais o costume. Assim, novos símbolos são agregados ao conjunto e bem mais fáceis de serem compreendidos como a igreja, a cruz e o peixe. Os pingos na Pêssanka são as lágrimas de Nossa Senhora derramadas diante do sofrimento de Cristo na cruz.
Os motivos da Pêssanka são geralmente geométricos, variações de plantas e animais ou suas combinações que podem ser muito ricas ou bem simples, dependendo de cada região da Ucrânia. Porém os símbolos permanecem iguais, não apenas na Ucrânia, mas em todos os lugares onde há ucranianos que preservam sua cultura.


A arte milenar de escrever Pêssankas é transmitida de geração em geração na Ucrânia e na Diáspora, representando para os ucranianos os milênios de sua história e tradição.

Pingback: Celebração da Páscoa – Minha Ucrânia
Pingback: A maior pêssanka do mundo – Minha Ucrânia