Borscht

Борщ, tradicional sopa à base de beterraba, um dos pratos típicos ucranianos, aqui em receita exclusiva para você

 

 

Por Ludmila Szymanskyj

 

Popular entre vários povos eslavos que reivindicam sua nacionalidade, o borscht [борщ] é um dos pratos típicos ucranianos. É uma sopa rica, quente e feita basicamente com beterraba, um de seus principais ingredientes, o que lhe confere uma tonalidade vermelha única e sabor personalíssimo.

Considerado como original da Ucrânia, o borscht é presença garantida na mesa das mais importantes ocasiões festivas do povo ucraniano. Mas também é conhecido na culinária do Leste Europeu como entre os russos, poloneses, bielorussos, letões, lituanos, romenos além de judeus. Sua receita se espalhou pelo mundo todo, ganhando inúmeras variações.

No Brasil, o borscht ganhou algumas “brasileirices” graças à diversidade de carnes que temos por aqui. Os temperos também fazem parte desses “ajustes” (alguns deles são difíceis de serem encontrados no Brasil): costumam ser substituídos por outros que, por sua vez, são pouco usuais na Ucrânia. Outro fator que interfere diretamente em cada receita de borscht está ligado ao clima; na Ucrânia ele é um dos pratos principais da ceia de Natal, servido muito quente e temperado para o clima austero de inverno, e por aqui, no nosso natalino verão tropical, se apresenta um pouco mais leve.

Na Ucrânia, cada família possui a sua receita exclusiva, seus temperos, suas quantidades, seus fornecedores, garantindo, assim, que jamais haverá um prato de borscht igual a outro. Para iniciar nossa coluna de gastronomia, Ludmila Szymankyj nos presenteia com a sua receita exclusiva de Borscht. Se você também tem anotações sobre uma preparação de borscht ou de algum outro prato típico ucraniano, pode ser um preparo original seu ou de família, partilhe conosco. Envie para minhaucrania@gmail.com e sua receita poderá ser publicada aqui no nosso site.

 

BORSCHT [борщ]

 

Ingredientes

2 litros de caldo de carne

4 beterrabas médias

1 cebola

1 pimentão vermelho

1 maçã fuji

1 cenoura

2 batatas médias

2 pratos de sopa (rasos) de repolho picado

500 g de purê de tomate (puro, sem tempero, de preferência caseiro)

uma pitada de açúcar

suco de 1/2 limão

4 ou 5 dentes de alho

sal a gosto

pimenta do reino a gosto

salsinha picada a gosto

creme de leite fresco para servir

 

Modo de fazer

 

Prepare o caldo de carne de véspera com a carne e os temperos de sua preferência. Espere esfriar bem e leve para gelar. No dia seguinte tire com cuidado toda a gordura que ficou na superfície do caldo. Passe por uma peneira antes de usar.

Leve o caldo ao fogo e coloque duas beterrabas cortadas em quatro pedaços para que o borscht fique bem vermelho.

Quando o caldo levantar fervura coloque a cebola, o pimentão e a maçã, tudo picado bem fino ou passado pelo processador. Deixe ferver em fogo baixo.

Acrescente as outras duas beterrabas e a cenoura picadas em tirinhas bem finas. Deixe cozinhar por cerca de 15 minutos.

Pique o repolho bem fininho, como se fosse para salada. Coloque no caldo e assim que levantar fervura, adicione o purê de tomate e uma pitada de açúcar. Mexa muito bem para incorporar. Assim que ferver novamente, desligue o fogo.

Tempere com o suco de 1/2 limão (uma a duas colheres de sopa).

Acrescente o alho espremido. Acerte o sal e a pimenta. Finalize salpicando salsinha finamente picada.

Sirva com creme de leite, de preferência fresco, servido em uma molheira para ser colocado em cada prato.

Bom apetite!

 

Curiosidade

Você sabia que o borscht é considerado patrimônio ucraniano? Pois mereceu até a emissão de um selo postal. Veja:

 

 

In: https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=40511298
In: https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=40511311

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Essas fotos foram obtidas via Wikipedia em By Ukrainian State Enterprise of Posts – File:Borshch stamp UA026-05.jpg, Public Domain e By Ukrainian State Enterprise of Posts – File:Borshch stamp UA027-05.jpg, Public Domain

 

 

 

12 comentários em “Borscht

Deixe uma resposta