Bordado ucraniano

Uma arte plena de simbologia e tradição transmitida há gerações, traduz a alma ucraniana em desenhos, formas e cores

 

Pontos, cores, desenhos, formas, flores, folhas, linhas, curvas. A riqueza e o requinte do bordado ucraniano refletem a alma exuberante do povo que ama sua Pátria e suas tradições. Conheça um pouco mais.

 

Por Ludmila Szymanskyj

 

A arte de bordar chegou à Europa vinda da Ásia Central, a começar pela Ucrânia, via “Caminho da Seda”. Muito antes do início da Era Cristã, os povos que habitavam a Ucrânia atual já usavam os bordados, que foram evoluindo até as formas atuais, que datam do século VIII d.C.

Há gerações, essa arte faz parte da vida da mulher ucraniana, sempre transmitindo de geração a geração essa atividade.

A menina, ainda pequena, já começa a dar os seus primeiros pontinhos. A mocinha borda cuidadosamente as mangas de sua blusa para serem exibidas na igreja e nas festas da redondeza. A noiva gasta horas bordando seu enxoval. Casada, continua a tradição, bordando camisas, toalhas e outras peças para decoração de seu lar, ensinando a arte que foi da sua mãe à sua filha.

E por anos a fio ela transporá para o tecido as flores do seu canteiro, as frutas do seu pomar, as espigas douradas dos seus campos.

Existem três tipos diferentes de aplicação de bordado:

uso religioso – os bordados estão presentes nas vestimentas dos sacerdotes, nos rushnyk [рушник] (ou rushnyky, no plulal) que são as toalhas bordadas utilizadas para envolver ou emoldurar os ícones nas igrejas e nas casas, e em outras peças;

nos ritos folclóricos – também na forma de rushnyky, lenços, e outras aplicações; e

nos trajes nacionais – em camisas, blusas e outras peças de roupa.

Existem vários estilos de bordados ucranianos, que se diferenciam pelos motivos e cores especialmente de acordo com a natureza local.

 

In: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1337311&page=34

Na região de Kyiv, por exemplo, com bosques, prados floridos e campos semeados que fazem parte deste cenário, os bordados são executados em preto e vermelho, com ou sem pontinhos amarelos. Seus motivos reproduzem uvas, cerejas e flores.

Nos Cárpatos, região montanhosa da Ucrânia Ocidental, a beleza das montanhas e vales floridos surge em cores ricas: amarela, laranja, verde, vermelha e preta, com predomínio de formas geométricas.

Poltava, conhecida como o coração da Ucrânia, é uma região coberta de trigo dourado e flores delicadas, que desabrocham por todos os cantos. E toda essa beleza é transmitida nos bordados em tons de azul, bronze e ouro.

Bukovina, região famosa por suas cores alegres, exibe bordados em tons de azul, amarelo, vermelho, preto e verde, com um toque especial de risquinhos pretos, que tornam o motivo muito gracioso.

E, para finalizar, vale lembrar que a maioria dos bordados é feita em ponto-de-cruz, trabalho que predomina em praticamente todas as regiões. Porém estão presentes também vários outros pontos a exemplo do ponto cheio entre outros.

Veja esse mapa interativo dos bordados das várias regiões ucranianas (in: http://euromaidanpress.com/2015/05/22/vyshyvanka-day-100-years-ago-and-today-interactive-map-of-ukrainian-embroidered-shirts/#arvlbdata):

 

 

 

 

 

 

 

Complementação para o comentário.

2 comentários em “Bordado ucraniano

  • 12/06/2017 em 17:02
    Permalink

    Muitas pessoas famosas de hollywood já foram vistas em público usando camisas com bordados ucranianos.

    Resposta
    • 21/06/2017 em 10:50
      Permalink

      É verdade! Existem sites ucranianos, tanto da Ucrânia e, especialmente, os dos Estados Unidos, que frequentemente mostram gente famosa (e às vezes, nem tão famosos assim…) usando blusas e camisas bordadas, “Vyshyvanka”. Um bom exemplo é a foto do grupo The Doors, com o vocalista Jim Morrison à frente com uma camisa bordada. E há algum tempo, figuras conhecidas tanto de cinema como de televisão e de outras mídias, a exemplo de Johnny Depp e Hugh Laurie fizeram fotos com camisetas com dizeres “sugestivos” sobre o presidente da nação vizinha…. Vale dar uma olhada….

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *