Curiosidade: selo postal Brasil-Ucrânia

Você sabia? Em 2011, no Brasil e na Ucrânia, foram lançados dois selos comemorativos aos 120 anos de imigração ucraniana.

 

Encontrei nos meus arquivos o edital dos Correios sobre esse selo. Vale, sim, como curiosidade. E como informação.

 

 

 

O selo, da Série Relações Diplomáticas: Brasil-Ucrânia, foi lançado oficialmente no dia 24 de agosto de 2011, Dia da Independência da Ucrânia, nas cidades de Brasília, DF, e Mallet, PR para comemorar os 120 anos da imigração ucraniana ao Brasil. O selo exibe imagens de duas emblemáticas construções. À esquerda está a Catedral de Santa Sofia, de Kyiv, com suas cúpulas douradas, de arquitetura bizantina, o primeiro monumento ucraniano inscrito na Lista de Patrimônio Mundial da Unesco. A imagem foi fornecida pelo Memorial Nacional Sofia Kyiviska. À direita está a igreja de São Miguel Arcanjo, na cidade paranaense de Mallet, a primeira igreja construída no Brasil por imigrantes ucranianos, aqui em foto de Gilson Camargo. As paredes são triplas feitas de madeira encaixada com pouco uso de pregos e a construção é considerada um bem histórico, cultural e patrimonial. As cores de fundo, do selo, retratam a noite e o dia e expressam o relacionamento, a integração e o respeito entre os dois países.

 

Na mesma data, na capital ucraniana Kyiv, foi lançado o selo no 1120 comemorativo dos 120 anos da imigração dos ucranianos ao Brasil (1891-2011) [120 років з початку імміграції українців до Бразилії]. O trabalho de arte gráfica foi assinado por Victor Bariba [Віктора Бариби], ilustrador e artista gráfico.

 

In: https://ukrposhta.ua/en/filateliya/katalog-produkci%D1%97-2011

 

Sobre o selo ucraniano, mais informações podem ser obtidas neste link que é oficial dos correios ucranianos, também uma interessante fonte de pesquisa sobre outros muitos – e lindos – selos ucranianos.

 

 

 

Deixe uma resposta