Tradições de Natal

Na Ucrânia o Natal é comemorado em família, ao redor de uma mesa em que são servidos doze pratos.

 

Pelo calendário gregoriano, o Natal é comemorado no dia 7 de janeiro na Ucrânia. Aqui no Brasil, os greco-católicos fazem a comemoração  no dia 25 de dezembro e os ortodoxos mantêm a tradição do calendário gregoriano (e muitos comemoram nas duas datas…). Mais importante do que a data, acredito que vale a pena saber sobre as tradições ucranianas.

 

Meu pai me ensinou e eu procuro, em todos os anos, manter a tradição. Na véspera do dia de Natal (24 de dezembro ou 6 de janeiro) se comemora o Sviatei Vetchir [Святий Вечір] com uma reunião de família em torno de uma refeição festiva. É uma das mais importantes datas comemorativas na Ucrânia e remonta ao paganismo. Já naqueles tempos havia uma celebração que servia doze pratos à mesa, representando os doze meses do ano. Com o advento do cristianismo, a cerimônia ganhou novas configurações e hoje, a ceia que é servida ao brilhar da primeira estrela no céu, continua com doze pratos representando os doze apóstolos. Esses pratos servidos na ceia da véspera do Natal fazem parte de um ritual que começa bem antes quando as famílias se preparam para comemorar o nascimento de Cristo. Arrumam a casa, deixam tudo arrumado, e fazem jejum. Tanto que a ceia de Sviatei Vetchir, com seus doze pratos, não contempla carnes vermelhas, nem leite e nem derivados, sendo aceito apenas o peixe.

 

In: https://prozoro.info/2017/01/06/v-ukrayini-sogodni-svyatiy-vechir-naperedodni-rizdva/#prettyPhoto

 

E que tal imaginarmos uma pequena viagem no tempo e no espaço? É de longe que vêm essas tradições. De uma Ucrânia sem eletricidade, sem geladeira, sem as modernidades do século 20. No auge do inverno rigoroso. O que explica a maioria dos doze pratos servidos na véspera de Natal. Vamos saber um pouquinho sobre eles?

 

  1. Kutiá [Кутя], considerado o prato mais importante e imprescindível na ceia. Segundo as tradições se começa a refeição pela kutiá e todos erguem seus pratos como num brinde em homenagem aos falecidos, tanto que o prato não é retirado da mesa até o final da refeição. A kutiá é um prato doce à base de trigo cozido temperado com mel e sementes de papoula. Em muitas regiões acrescentam-se nozes, frutas secas, uvas passas. Aqui no Brasil geralmente a kutiá é servida como sobremesa e ganha “tropicalidades” como castanhas de caju, do pará, leite de coco, coco ralado e outras variedades.

 

In: http://shop.prof-tuners.com/dim-i-sim-ja/3776-shho-mae-buti-na-stoli-na-svjatij-vechir-6-sichnja.html

 

  1. Uzvar [Узвар], outro “prato” fundamental na ceia do Sviatei Vetchir. É uma compota, como se fosse um suco, feito de frutas secas (o que havia na casa ucraniana na época; no inverno não havia frutas frescas – e nem supermercados….).

 

Depois desses dois pratos considerados indispensáveis, a mesa pode se compor das mais variadas formas. Tradicionalmente são estes os pratos servidos:

 

  1.  Borscht [Борщ], receita tradicional preparada sem carnes e servida sem creme de leite (que você já viu aqui).

    Em muitas regiões da Ucrânia, a receita ganha um ingrediente a mais: feijões (geralmente se usa feijão branco, grande e suculento). Vale lembrar que aqui no Brasil, com clima tropical e em pleno verão, costuma-se servir o Zemnei Borscht (que você também já viu aqui). 

 

  1. Kapusta [Капусняк], o tradicional repolho em conserva.

 

  1. Pampushkê [Пампушки], um tipo de pão pequeno, que pode ser frito ou assado.

 

  1. Holubtsi [Голубці], outro prato tradicional ucraniano, que não pode faltar na ceia de Natal (e você também já viu esse prato aqui).

    Para essa ocasião, o recheio é feito apenas com hretchka (trigo sarraceno) ou arroz.

 

  1. Peixe [Риба], que pode comparecer em diferentes versões: frito, assado ou em conserva.

 

  1. Vareneke [Вареники], mais um prato tradicional ucraniano, que nesta data pode ser recheado com batatas ou com repolho e servido com cebolas caramelizadas sem creme de leite.

 

  1. Cogumelos [Гриби], servidos refogados ou apenas aferventados com sal e vinagre.

 

  1. Rocambole de semente de papoula [Маковий рулет], doce.

 

Esse são os mais importantes. Para complementar a lista de doze pratos, há regionalismos, há tradições dentro das próprias famílias, há uso de produtos regionais e, hoje, há recursos de modernidades. Meu pai e minha mãe sempre punham à mesa:

 

  1. Sardinhas em conserva [Оселедець].

 

  1. Pepinos em conserva [Малосольні огірки].

 

E há muitos outros pratos que podem se compor no jantar do Sviatei Vetchir:

 

Ervilhas

Sopa de cogumelos

Sopa de kapusta

Pão [Калaч, колaч] geralmente enfeitado com tranças e passarinhos

Bolinhos de batata [Деруни], tipo batata rosti

Dranhli [Драглі], geléia geralmente feita de carne mas nesta época feita com peixe

Panquecas [Налисники], geralmente doces

 

E muito mais….

 

E vale lembrar que tradicionalmente se coloca alho (inteiro) em um dos cantos da mesa para afastar as más energias.

 

Agora que você já sabe, prepare o seu jantar de Sviatei Vetcher e tenha um Feliz Natal!!!!

 

Deixe uma resposta