
Meu nome é Olga Samila. Sou jornalista e filha de ucranianos. Minha mãe já é nascida no Brasil, na cidade paranaense de Prudentópolis e filha de ucranianos. Meu pai nasceu na Ucrânia, em uma aldeia na região de Ivano-Frankivsk. Sou casada com Miguel Atamanczuk, também filho de ucranianos vindos da região de Ivano-Frankivsk e de Kharkiv. Temos dois filhos – Eugênio e Roman. Meus pais e os pais de meu marido nos ensinaram a amar a Pátria que deixaram para trás e a Pátria que os acolheu. É por esse amor que resolvi criar o site Minha Ucrânia.
Meu objetivo é levar um pouco da cultura ucraniana ao conhecimento de todas as pessoas interessadas, tanto brasileiros como brasileiros descendentes ou agregados de ucranianos. Aqui vai ser possível encontrar um pouco do que meus pais me ensinaram, do pouco que eles trouxeram com os magros pertences que conseguiram arrebanhar nos duros anos da II Grande Guerra. O que eles ensinaram e preservaram e mantiveram, procuro aqui transmitir para que meus filhos e quem sabe os filhos dos meus filhos possam um dia dizer: essa é a rica bagagem que meus avós e meus pais nos deixaram de herança!
E só para registrar, acredito, com todo o meu coração, nestas duas frases de Helena Kolody, premiada poetisa brasileira, filha de ucranianos.
“A Ucrânia não morrerá jamais. Enquanto houver no mundo um grupo jovem que dance suas danças típicas, cante suas canções folclóricas e cultive as suas tradições como uma chama sagrada, os valores ucranianos hão de passar de uma geração para outra até o fim dos séculos.”
Para realizar esse site, que estará sendo atualizado periodicamente, contei (e espero contar ainda por muito tempo) com a ajuda da minha amiga Ludmila Szymanskyj, que tem dedicado boa parte de seu tempo em fazer traduções de poemas, fábulas, poesias e músicas. Também contei com o conhecimento e a técnica do meu filho Roman Iar Atamanczuk, que foi quem desenvolveu este site, e estará constantemente ao meu lado, atualizando e deixando o site cada vez mais bonito). Agradeço também ao meu filho Eugênio Samila Atamanczuk, a meu marido Miguel Boydan Atamanczuk e à minha mãe, Nathalia Samila, pela paciência e pelo apoio durante esse trabalho primeiro de buscar uma linha, organizar arquivos e criar uma espinha dorsal para esse site. E a todos vocês, que certamente irão me ajudar a alimentar esse site trazendo notícias e novidades e levantando dúvidas, para que lembranças e memórias agreguem muito mais conhecimento para todos nós, hoje e no futuro.
E se você quiser enviar algum material, lembranças, memórias, ou se você tiver dúvidas ou mesmo se quiser falar comigo, mande um email: osamila@gmail.com ou mande uma mensagem pelo Facebook: minhaucrania ou olga.samila
